Conheça os palestrantes confirmados para o Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social

WhatsApp Image 2022-10-21 at 07.49.08

O evento será realizado em formato on-line e presencial de 16 a 18 de novembro.

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro será realizado em Brasília (DF), o Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social (Congeps) com representantes de mais de 20 países e um público presencial estimado em 500 pessoas, além de 1.500 participantes on-line. A iniciativa é uma realização do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), correalizado pelo Tribunal de Contas da União com uma rede de parcerias, apoiadores institucionais e culturais.

O congresso será realizado por meio de conferências, palestras e mesas redondas. Os encontros propõem trazer reflexões múltiplas e complementares, enriquecidas com estudos de casos e relatos de experiências, em temas diversos, segmentados por eixos e áreas temáticas, tais como previdência social, gestão do atendimento, automação de serviços, gestão do conhecimento na era digital e os desafios para a gestão de pessoas face às novas modalidades de trabalho nas organizações.

O evento será direcionado a servidores do INSS, representantes de instituições nacionais e internacionais de previdência, servidores públicos das diversas esferas, colaboradores de empresas prestadoras de serviços públicos, profissionais da área da gestão, administração pública e comunidade científica em geral.

Com o tema alternativas para melhoria na prestação dos serviços púbicos o congresso está organizado em três grandes eixos temáticos: o cidadão; os processos e serviços; e a gestão de pessoas. Os eixos foram pensados a partir de questões mobilizadoras que nortearão a programação dos três dias de evento, integrando, conectando e articulando o pensamento de pesquisadores de âmbito nacional e internacional.

Entre as temáticas dos painéis nos três dias de evento estão os desafios da previdência social no mundo, desafios do trabalho no mundo, processos, automatização, resultados, inovação, políticas públicas e outras atrações.

Palestrantes – Entre os convidados estão o diretor-presidente do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), Paulo Tafner, o Secretário-Geral da Associação Internacional de Seguridade Social (AISS), Marcelo Caetano, a Secretária-Geral da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS), Gina Riãno; o diretor de Controle e Prevenção no Ministério de Seguridade na Argentina, Rodrigo Nicolás Cerutti, o chefe de programas da Divisão de Desenvolvimento do Ministério do Trabalho do Chile, Cristián Rojas, o Secretário-Geral do Centro Latino Americano de Desenvolvimento (CLAD). Francisco Velázquez, o coordenador do Grupo de Estudos Internacional (In)Justiça Internacional, Simon Pridaux, que foi professor Associado de Bem-Estar Social, Estudos sobre Deficiência e Crime na Escola de Sociologia e Política Social da Universidade de Leeds (Inglaterra), entre outros convidados.

O último dia do evento contará com a palestra do sociólogo do trabalho, o italiano Domenico De Masi, autor do livro “Ócio Criativo”.

Site do congresso: https://congeps.inss.gov.br

Informações para a imprensa: congeps@inss.gov.br