Comissão divulga trabalhos aprovados para o Congeps

Cartaz com o nome do Congresso, data de realização e local

O Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social (Congeps) teve um total de 132 trabalhos inscritos, entre comunicação oral, pôster digital e painel de boas práticas. “Foi além da expectativa. A gente esperava algo em torno de 60 trabalhos submetidos. Só por essa aderência dos servidores do INSS, outros órgãos e da comunidade acadêmica, podemos dizer que a iniciativa do congresso é um sucesso. Temos participação de servidores de todas as superintendências regionais”, destaca a coordenadora da comissão científica do Congeps, Vanessa Fraga.

A avaliação foi realizada com o método duplo-cego (quando os autores e os avaliadores têm a identidade omitida), por servidores mestres e doutores, entre eles, procuradores com experiência como avaliador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram aprovadas 60 comunicações orais, 52 pôsteres digitais, e 18 painéis de boas práticas (este último todos do Instituto). “Importante destacar que, os que ficaram abaixo da média, terão seus trabalhos alterados para pôster digital, exceto os desclassificados que descumpriram regras do edital, a exemplo de informar a autoria”, explicou Vanessa.

A nota de corte foi de 3,60, sendo 5,0 a maior pontuação. Segundo a comissão, os trabalhos orais atingiram uma média de 4,47 o que é considerado como excelente. O resultado dos trabalhos está sendo comunicado por e-mail. Durante o congresso serão, aproximadamente, 20 apresentações por eixo temático.

O ritmo de trabalho da comissão organizadora é intenso nessa última semana de outubro. No cronograma estão a definição da programação dos eixos temáticos, alinhamento dos painéis com os congressistas, orientações acadêmicas aos que tiveram trabalhos selecionados, entre outras atividades.  “O Congeps é uma oportunidade única de termos acesso aos acadêmicos como os da Dinamarca, Inglaterra, entre tantos outros. Já confirmaram presença mais de 25 países. Entre algumas confirmações estão ministros de Estado do Trabalho de países de língua portuguesa, como Portugal, Angola e Moçambique, acadêmicos da América Latina e Espanha, e secretários de Governo da Estônia na área digital”, finalizou Fraga.

Novos prazos – Quem foi selecionado precisa estar atento aos novos prazos. De imediato, confirmar se vai participar de forma presencial, principalmente na modalidade pôster digital. A partir de hoje (25) vai ser disponibilizado na plataforma de inscrição, o modelo de apresentação com orientações para os slides e vídeos dos pôsteres. O prazo para o envio do material para a comissão acaba no próximo dia 31 de outubro, seguindo o cronograma do edital para a revisão dos trabalhos selecionados.

Sobre o Congeps – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) promovem o Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social (Congeps), correalizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O evento será realizado no Instituto Sezerdello Corrêa, de 16 a 18 de novembro, em Brasília (DF), com possibilidade de participação presencial e on-line. A primeira edição do Congeps faz parte do início das comemorações dos 100 anos da Previdência Social, a ser celebrado em 24/01/2023.

Baixe aqui a relação dos trabalhos e respectivos autores.

Para saber mais: https://congeps.inss.gov.br

Informações: congeps.inss.gov.br