Arte de Toda Gente leva música brasileira ao Congeps

ARTE TODA GENTE

O Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social – Congeps, que acontece em Brasília, de 16 a 18 de novembro, contará com três apresentações de música brasileira, que serão: os artistas brasilienses da Capivara Brass Band e do grupo Encantaria das Matas, além da pernambucana Mestra Martinha do Coco.

A programação cultural do evento conta com o apoio do programa Arte de Toda Gente (ATG), uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

As atrações fazem parte do projeto Bossa Criativa, uma das iniciativas do ATG.

Confira a riqueza artística e cultural de cada um deles!

As atrações

A Capivara Brass Band foi formada em dezembro de 2017 e levanta a bandeira da arte urbana de forma muito livre e direta. Levando a música, tanto na rua, quanto em casas de shows e festivais, a intenção sempre será a de passar uma experiência muito orgânica para o público. Seja pelos cortejos no meio da galera, interações durante o show e até mesmo pela formação instrumental nada comum composta basicamente por instrumentos de sopro. Mesclando diferentes combinações de instrumentos de sopro, a Capivara vem sempre com novas sonoridades à altura do seu repertório.

O Encantaria das Matas consagra o sagrado e o toque do tambor. O grupo contempla as mais diversas formas de comunicar o sagrado por meio da música, através dos toques excepcionalmente tirados dos atabaques, maracás e alfaias. Os cantos de trabalho fazem referência à força elementar presente no cotidiano do Brasileiro. Os cantos do grupo consagram a religiosidade, a festividade e a força do povo brasileiro. A Encantaria das Matas chama a força, expressa e alegra. Toca coco, samba de roda, jongo e ijexá.

Marta Leonardo, a Mestra Martinha do Coco, é artista e moradora do Paranoá há 30 anos. Nasceu em Olinda (PE), de onde, aos 17 anos, migrou com sua família para a antiga Vila do Paranoá e, desde então, trabalhou como empregada doméstica para ajudar no sustento da casa. Em uma dessas experiências de trabalho, teve contato com uma musicista que percebeu o seu talento artístico e a ajudou a retomar seu amor pela música. Martinha é uma das fundadoras do Ponto de Cultura

Tambores do Paranoá e vem desenvolvendo um trabalho autoral com as influências culturais da terra onde nasceu e cresceu – coco, maracatu e ciranda. Em 2013, ela recebeu do Ministério da Cultura o título de Mestra da Cultura Popular.

Sobre o Congeps

O congresso é uma iniciativa é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), correalizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O evento, que acontece de 16 a 18 de novembro no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, deve reunir cerca de 500 pessoas, além de outros 2 mil inscritos que assistirão pela transmissão on-line.

Além das temáticas que versam sobre transparência, responsabilidade corporativa, equidade, inovação, as ações propostas trazem ao mesmo ambiente abordagens diversas de inovação no setor público como a melhoria do atendimento ao cidadão, governo aberto, participação e democracia, serviços e processos em foco, governança digital e automação de processos, entre outros.

Entre os convidados estão o diretor-presidente do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), Paulo Tafner, o Secretário-Geral da Associação Internacional de Seguridade Social (AISS), Marcelo Caetano, a Secretária-Geral da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS), Gina Barón; o diretor de Controle e Prevenção no Ministério de Seguridade na Argentina, Rodrigo Nicolás Cerutti. O último dia do evento contará com a palestra do sociólogo do trabalho, o italiano Domenico De Masi, autor do livro “Ócio Criativo”.

Site do congresso: https://congeps.inss.gov.br

E-mail: congeps@inss.gov.br